Dicas para aproveitar a iluminação natural do seu imóvel.
Voltar para o blog

Dicas para aproveitar a iluminação natural do seu imóvel.

Os projetos arquitetônicos nem sempre contaram com a praticidade da energia elétrica para iluminar os ambientes artificialmente, por isso, as edificações tinham amplas janelas e outros recursos para aproveitar a luz do sol ao máximo. Hoje, a iluminação natural está de volta e em grande estilo.

Os benefícios do bom aproveitamento desse tipo de luz são incontáveis. Além de uma economia significativa na conta de energia, a qualidade de vida sai ganhando ainda mais com o conforto visual proporcionado pelo sol e o aconchego do ambiente.

O Brasil é um lugar privilegiado quando o assunto é luz solar, sendo assim, selecionamos cinco dicas para valorizar ainda mais o seu projeto com foco na iluminação do sol. 

Se você já está a todo vapor com projetos para decorar o seu apê, aproveite e confira algumas dicas de iluminação natural da sua casa ou apartamento, que você irá se inspirar!  

1. Instale espelhos
Espelhos são sempre muito bem-vindos e funcionam perfeitamente como estratégia para dar um up na iluminação do seu apartamento. Posicione-os em frente a uma janela e a luz natural refletirá neles, criando uma sensação de amplitude reconfortante em todo o ambiente.

2. Coloque persianas
As persianas são ótimas para usar em seu imóvel, já que possibilitam o controle da claridade que entra nos cômodos. Isso você consegue fazer girando as lâminas e escolhendo a intensidade de luz mais adequada para cada momento do dia.
Para valorizar ainda mais a iluminação natural, prefira as persianas de tons mais claros e com controle que favoreça a privacidade e permita que ela seja fechada completamente.

3. Aposte nas portas de vidro
Essa aposta é perfeita para iluminar qualquer ambiente sem precisar de uma reforma muito radical. Você pode usar as portas balcão, com esquadrias de alumínio, madeira ou aço e aproveitar as venezianas para dosar a intensidade da luz.
Para quem gosta de entradas de luz bem generosas, nas casas, as peles de vidro são o recurso mais indicado. Elas também são conhecidas como fachadas envidraçadas. Se você fizer essa escolha, fique de olho nas opções mais resistentes oferecidas no mercado, que também protegem os móveis, objetos e os moradores contra os raios UV.
O vidro é bastante versátil e permite uma variedade interessante de possibilidades criativas. Você pode usar cores na pele de vidro e revestimentos espelhados. É importante apenas, ter o devido cuidado com o planejamento do ambiente, adaptando o projeto às condições de ventilação e privacidade. De qualquer forma, as cortinas sempre ajudam nesse trabalho, lembrando que à noite, a maioria dos vidros são transparentes dos dois lados.
Outro detalhe importante sobre a natureza dos revestimentos em vidro é a temperatura. No inverno, o ambiente se transforma em uma espécie de estufa e, com a incidência do sol, permanece aquecido, contudo, no verão será necessário instalar um aparelho de ar condicionado pelo mesmo motivo.
Uma solução razoável para esse problema é a adoção de vidro laminado ou temperado, para que os raios solares sejam filtrados e não aqueçam o local excessivamente.

4. Prefira cores claras nas paredes
Já indicamos cores claras nas persianas para realçar a luz. Elas são neutras e brilhantes, por isso, ajudam a refletir os raios de sol para quem deseja aproveitar o máximo da luz natural dentro do apartamento.
A cor branca reflete mais a luminosidade que as demais cores, além de ampliar consideravelmente os espaços. As cores escuras reduzem o tamanho dos ambientes e criam a sensação de calor mais intenso devido à absorção da radiação solar.

5. Mantenha as janelas limpas
A limpeza de janelas e toda superfície envidraçada é fundamental para manter o ambiente sempre adequadamente iluminado. Lembre-se de que a luz solar precisa atravessar janelas, prateleiras, portas de vidro, peles de vidro e vidraças. Nesse caso, poeira e outras fontes de sujeira atrapalham e muito.
Complemente a decoração do apartamento com mais elementos que ganham valor com a incidência de iluminação natural, como plantas, por exemplo. Elas podem ser posicionadas nos locais onde o sol entra, proporcionando ainda mais beleza ao ambiente. Além disso, você pode ter uma qualidade de vida bem melhor na companhia de uma porção da natureza dentro do seu lar.

6. A cor usada nos ambientes também influencia diretamente na iluminação. O uso de cores claras tanto nas paredes, pisos e móveis, facilita a propagação da luz natural, além de dar um tom moderno e elegante aos espaços.

Contudo, devem-se tomar alguns cuidados com a entrada de luz solar nos imóveis. Se usada de maneira errada, a iluminação natural pode aquecer demais a casa e até criar pontos de ofuscamento da visão.  Para resolver esse problema, em áreas de grande entrada de luz é importante usar elementos de sombreamento como toldos, pérgulas, beirais, terraços e varandas. Além disso, uma solução é o uso de luz difusa que é alcançada com a utilização de vidros difusores e que filtram a radiação solar.


Para dicas e informações acesse nosso site, vá em contatos e deixe sua mensagem.


www.sbochenenek.com.br


Outros posts

  1. Como ter certeza de bons negócios?

    Como ter certeza de bons negócios?

    Com a atual dinâmica e mudanças no cenário econômico, por diversas vezes é necessário direcionar para estratégias que vão além do tradicional crescimento orgânico da empresa. Entre estas estratégias,...

  2. Dicas para escolha do apartamento ideal para seu perfil.

    Dicas para escolha do apartamento ideal para seu perfil.

    Felizmente, o mercado imobiliário Brasileiro atual é bastante variado e oferece alternativas de propriedades muito interessantes, que podem agradar até mesmo aos moradores mais exigentes. Ainda assim,...

  3. Dicas para quem vai iniciar a decoração do apartamento

    Dicas para quem vai iniciar a decoração do apartamento

       Depois de encarar a maratona de buscar o apartamento ideal, ver as burocracias e assinar o contrato, enfim você está com as chaves na mão! Agora, é só agendar a mudança e começar a ocupar a casa no...

S. Bochenek Gestão Imobiliária

11 97040-4489 11 3376-2887 11 99218-4644

S. Bochenek Gestão Imobiliária

11 97040-4489 11 99218-4644