Os prós e contras de morar no térreo ou cobertura
Voltar para o blog

Os prós e contras de morar no térreo ou cobertura

Morar no térreo ou cobertura?

Ao procurar por um imóvel, é preciso conhecer as características dos principais tipos de empreendimentos, avaliar as particularidades de cada um e escolher aquele que mais atende a sua necessidade Nesse sentido, optar por morar em um desses pode ser uma alternativa, especialmente porque oferecem vantagens aos moradores (mas tenha atenção aos contras!).

O térreo, como o próprio nome já diz, é aquele imóvel que está no primeiro piso do edifício. Em alguns casos, é utilizado para atividades do próprio condomínio, enquanto em outros é uma residência normal. Já a cobertura está no último andar, oferecendo ao morador algumas alternativas, que você verá a seguir.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça os prós e contras de cada um. Boa leitura!

Morar no térreo

A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens de morar no térreo.

Fácil locomoção

A primeira vantagem de morar no térreo está relacionada com a fácil locomoção. Principalmente para as pessoas mais ansiosas e que não gostam nem um pouco de esperar por elevador ou de subir escadas, essa será uma alternativa interessante.

Além disso, para pessoas que contam com mobilidade reduzida, poderá ser um facilitador para o dia a dia.

Preço mais acessível

Para quem deseja economizar ao alugar  ou comprar o imóvel, o apartamento no térreo é uma das opções mais interessantes. Em grande parte dos casos, o valor do metro quadrado desses imóveis é mais baixo que os demais, especialmente por algumas desvantagens que esses apartamentos têm.

Amplas possibilidades com área externa

Em alguns casos, o primeiro andar também traz possibilidades para a área externa do apartamento, caso tenha. É a chamada área privativa. Esse tipo de espaço é de uso exclusivo do proprietário e traz muitas vantagens para quem o usufrui:

  • ambiente amplo para receber visitas;
  • maior comodidade para a família;
  • versatilidade ao imóvel;
  • valorização do espaço.

Vista desprivilegiada

Porém, residir nesse tipo de imóvel traz algumas desvantagens. A primeira delas é em relação à vista. Em muitos casos, ela não é tão atrativa ao morador, justamente por estar no primeiro andar. Em alguns projetos, o térreo fica bem próximo à portaria ou, até mesmo, à garagem, o que pode fazer com que o ambiente fique com a sensação de confinamento.

Ruídos

Estar próximo a esses ambientes do prédio ainda traz o problema quanto aos ruídos, tanto de veículos quanto de pessoas. Principalmente para quem tem problemas relacionados à dificuldade de dormir, por exemplo, essa é uma questão a ser considerada e que vai afetar bastante a qualidade de vida dos moradores.

Por fim, pode comprometer a comodidade sentida pelo morador. Em alguns imóveis, há baixa luminosidade, além de serem maiores as chances de umidade. O mais indicado é que o morador faça uma visita ao local antes de fechar qualquer negócio, verifique essas condições e analise quais são os indicativos que influenciarão na sua boa experiência naquele local.

Morar na cobertura

Morar na cobertura também traz prós e contra aos moradores. Confira quais são os principais!

Vista

A primeira delas é a vista. Se você é daquele tipo de pessoa que se preocupa de estar em um apartamento que traga conforto até mesmo com o ambiente externo, essa é a opção para você! Além disso, busque por um imóvel que tenha vista definitiva. Isto é, que não vai sofrer influências com o espaço. Caso contrário, há possibilidades de outro edifício ser construído logo em frente e impedir que você continue com a visão de antes.

Ou seja, morar na cobertura permite que você tenha a cidade a seus pés, além de ter a oportunidade de curtir diariamente um pôr do sol incrível — o que traz, também, ganhos para a iluminação do espaço (de acordo com a posição de seu apartamento).

Mais privacidade

Morar na cobertura ainda traz mais privacidade ao morador. Especialmente para quem deseja receber amigos e familiares para confraternizações, é a certeza de que vocês estarão em um ambiente sem serem incomodados e com todo o conforto para curtirem e colocarem o papo em dia.

Também não se incomodarão com os ruídos dos vizinhos, principalmente aqueles barulhos comuns do “apartamento de cima”. Hoje, muitas das reclamações em condomínios estão relacionadas às pisadas de salto alto, às crianças correndo pela casa etc. Na cobertura, nenhum desses problemas afetarão a sua comodidade!

Maior área útil

Apartamentos na cobertura apresentam uma área útil consideravelmente maior. Se você busca por um espaço amplo para que seus filhos possam curtir a infância sem privações, considere essa questão no momento de buscar por um apartamento.

Também é bem versátil no que diz respeito ao espaço de cima, em que você pode fazer um mini área de festas, ou até mesmo um ambiente de descanso.

Valorização do imóvel

Justamente por todas as qualidades apresentadas, o imóvel tende a se valorizar mais rápido. Sendo assim, caso você queira vender o apartamento futuramente e se mudar de bairro, certamente vai encontrar um preço de venda bem mais alto do que aquele aplicado, configurando-se em um bom investimento.

Preços mais altos

Em contraponto com o fato de que o térreo apresenta como vantagem contar com preços mais acessíveis, aqui você vai encontrar alguns dos valores mais altos no mercado. Entre os motivos que contribuem nesse sentido, destacamos:

  • metragem maior que a dos outros apartamentos;
  • vista mais ampla;
  • ausência de vizinhos;
  • valorização do imóvel.

Distância das áreas comuns do condomínio

Por fim, aqui a mobilidade deve ser considerada. Você estará bem mais distante das áreas comuns do condomínio, estando sujeito à espera do elevador sempre que precisar frequentar a área de lazer, a academia etc.

Neste conteúdo, você pôde verificar quais são as principais vantagens e desvantagens de morar no térreo ou cobertura. Ambas as alternativas são viáveis, mas é preciso avaliar junto a consultores especializados da S. Bochenek Gestão Imobiliária, quais são as suas principais necessidades, seus objetivos e suas expectativas. Assim, poderá escolher por aquele apartamento que vá conseguir usufruir de maneira adequada por um bom período, sem que se frustre no futuro.

Para encontrar o lugar ideal para você e sua família, entre em contato conosco +55 (11) 3376-2887
(11) 97040-4489 WhatsApp

www.sbochenek.com.br

@sbochenekgestaoimobiliaria

Outros posts

  1. Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Preparar a mudança de uma casa para outra exige organização, mas isso não precisa se tornar algo burocrático. Se você souber por onde começar e como montar, toda essa história se tornará mais rápida e...

  2. Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Confira neste artigo como é feito esse cálculo além de outros pontos importantes sobre contratos de aluguel. O que fazer para casos de aumento acima do índice? Caso o proprietário queira rea...

  3. Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Primeiramente vamos entender o processo:Trata-se de um procedimento que vai identificar e partilhar todos os bens deixados por uma pessoa que faleceu. Isso ocorre visando organizar o patrimônio da fam...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.