Planejamento financeiro para alugar um imóvel, saiba como fazer.
Voltar para o blog

Planejamento financeiro para alugar um imóvel, saiba como fazer.

Olá! Neste post, separamos algumas informações que serão muito úteis para organizar suas finanças e ajudar você a atingir o seu objetivo de locar um imóvel, sem transtornos nem arrependimentos. Acompanhe e saiba mais!

Se você está começando uma etapa da vida motivado por um novo trabalho, mudança de cidade ou conquistando a sua independência pessoal, é provável que o aluguel de um imóvel esteja incluído nos seus planos, não? Mas, para que isso se torne uma realidade segura, é preciso fazer um planejamento financeiro adequado a fim de não ter problemas futuros.

Escolha um imóvel que caiba no seu orçamento

Antes de começar as pesquisas pelo imóvel ideal, o primeiro passo é definir um valor que mantenha o seu orçamento intacto. Você deverá avaliar todos os gastos que terá ao locar uma casa ou apartamento, incluindo o condomínio e o IPTU, que não podem ultrapassar 30% da sua renda.
Além disso, existem as contas básicas, como luz, água, gás, internet entre outras. Ter domínio desses gastos é a modo mais garantido de não comprometer o orçamento e manter uma qualidade de vida razoável.

Planeje as despesas

Não importa o tempo que falta para você alugar o seu imóvel, comece a se programar financeiramente quanto antes. Analise os seus ganhos e gastos, e corte todas as despesas desnecessárias, assim ficará mais fácil fazer uma reserva para ter tranquilidade quando chegar a hora de mudar de casa.

Evite gastar mais do que ganha

Manter as contas sob controle nunca foi tão importante quanto nesse momento decisivo, ainda mais em tempos de crise economica Todo cuidado é pouco, por isso, tenha muita cautela e não extrapole o valor que ganha mensalmente.
Nessas horas, a ajuda de uma planilha é sempre bem-vinda e serve como parâmetro para verificar onde você gasta além do limite. Depois de algum tempo, você pode visualizar onde está cometendo excessos e passar a economizar ou cortar esse ponto de escape.
Uma boa organização financeira torna a vida bem mais fácil e evita o uso de recursos extremos como a tomada de empréstimos, o uso do cartão de crédito rotativo ou de cheque especial. Medidas como essas são verdadeiras ciladas, já que resultam em juros altíssimos somados às despesas corriqueiras, então, evite esses transtornos.

Não faça compras por impulso

Um hábito negativo bem conhecido em nosso país é o de parcelar e fazer compras por puro impulso, o que é péssimo para qualquer planejamento financeiro, não importando o prazo estipulado.
Quem pretende se organizar financeiramente e tornar real a intenção de locar um imóvel, precisa ter controle total de eventuais impulsos consumistas e adquirir apenas o essencial até conseguir realizar o seu intento.

Avalie a sua estabilidade no emprego

Você confia na estabilidade do seu emprego ou da sua renda mensal, caso a sua atividade seja independente? A realidade atual da economia do país não é das mais animadoras, portanto, se a sua situação não é muito tranquila, vale a pena esperar um pouco mais.
Aperte o orçamento e construa uma reserva que garanta a segurança de um contrato de locação e o pagamento do aluguel em dia, na hipótese de acontecer algum imprevisto.

Converse com os envolvidos no processo

Caso exista mais gente compartilhando dos seus planos, o sucesso da realização também depende de um bom entendimento com o restante das pessoas envolvidas no projeto.
Se você tem família ou planeja dividir o aluguel com amigos, todos devem falar a mesma língua para que assumam as responsabilidades conjuntamente, sem sobrecarregar ninguém.
A realização de qualquer projeto de vida geralmente envolve a necessidade de se fazer um bom planejamento financeiro. O aluguel de um imóvel requer muita reflexão antes da escolha final. Lembre-se de que existem inúmeras regras para serem seguidas e penalidades para cumprir caso você não honre cada uma delas.

Tire suas dúvidas, mande e-mail para:
contato@sbochenek.com.br

www.sbochenek.com.br

Atenciosamente,
Equipe S.Bochenek Gestão Imobiliária.

Outros posts

  1. Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Preparar a mudança de uma casa para outra exige organização, mas isso não precisa se tornar algo burocrático. Se você souber por onde começar e como montar, toda essa história se tornará mais rápida e...

  2. Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Confira neste artigo como é feito esse cálculo além de outros pontos importantes sobre contratos de aluguel. O que fazer para casos de aumento acima do índice? Caso o proprietário queira rea...

  3. Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Primeiramente vamos entender o processo:Trata-se de um procedimento que vai identificar e partilhar todos os bens deixados por uma pessoa que faleceu. Isso ocorre visando organizar o patrimônio da fam...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.