S. Bochenek Gestão Imobiliária
Está pensando em dividir apartamento, aqui vão algumas dicas.
Voltar para o blog

Está pensando em dividir apartamento, aqui vão algumas dicas.

     Diante do alto valor dos aluguéis e das inúmeras contas que fazem parte do pacote, morar sozinho sai caro. Por isso, muitos decidem dividir apartamento com amigos para reduzir ao máximo os gastos.
Essa prática, cada vez mais popular nos dias de hoje, é mais comum entre jovens e universitários, pois muitos ainda dependem dos pais para pagarem suas contas ou estão no início da vida profissional — com poucos recursos para gastos mais altos.
Na verdade, essa não é uma decisão fácil e precisa ser avaliada em todos os seus aspectos. É necessário que haja uma série de regras para que o convívio seja harmônico e as desavenças sejam evitadas.
Neste post, você vai conhecer algumas dicas importantes para quem toma a decisão de dividir o apartamento com uma ou mais pessoas. Acompanhe!
1. Escolha bem a(s) pessoa(s) com quem você vai dividir o apartamento
Dividir o local no qual vivemos com alguém requer alguns cuidados para que a convivência seja a melhor possível. Por isso, a dica é que você conheça pelo menos um pouco sobre a pessoa ou pessoas com quem vai dividir o apartamento.
O ideal é que seja alguém de confiança, com características parecidas com as suas, como hábitos, personalidade e nível cultural. Ou seja, se você é estudante, o recomendado é que essa pessoa também o seja, pois estarão focados em um mesmo objetivo. Dessa forma, a convivência tende a ser mais harmoniosa.
Se você tem horários rígidos, como acordar cedo para ir trabalhar ou estudar, morar com uma pessoa boêmia que fique até altas horas acordada pode ser um problema, já que você terá que dormir cedo. Da mesma forma, se você preza pelo capricho e ordem na casa, morar com alguém bagunceiro pode ser um grande transtorno — certamente não dará certo. Fique atento!
2. Separe a comida
Os alimentos dos moradores devem ser separados, lembre-se de que qualquer coisa pode ser motivo para desavenças. Nem sempre estamos em um bom dia e alguns aborrecimentos podem desencadear desentendimentos.
Respeitar as coisas do outro é um grande passo para o bom relacionamento. Isso não se refere apenas à comida, mas também a outros itens que são individuais, como produtos de higiene, roupas, objetos pessoais, entre outros. O respeito mútuo é essencial para a boa convivência.
3. Estipule horários para o uso das áreas comuns
Muitas vezes, os horários de quem mora no mesmo imóvel são bem parecidos. Geralmente as pessoas trabalham e estudam, sobrando pouquíssimo tempo para os outros afazeres, como lavar roupas, cozinhar etc.
Sendo assim, o ideal é que se estipule horários para essas tarefas domésticas. Uma boa dica é sentar e combinar sobre determinados períodos para que todos possam dar conta de suas obrigações. O uso da cozinha, do banheiro e da área de serviço deve ser compartilhado e, por isso, é bom que todos tenham seus horários para poderem utilizar esses locais sem problemas.
4. Crie regras para a faxina
Um ponto importante, que é motivo de algumas discussões, é quanto à limpeza do apartamento. Mas quando existem regras, tudo fica mais fácil de ser cumprido, não é mesmo? Se você combinou que fará a faxina tal dia, terá que cumprir sua obrigação ou negociá-la com os outros moradores.
Na verdade, tudo pode ser combinado quando se vive em harmonia. Mas para isso, deve haver determinações, a fim de que todos tenham as mesmas incumbências e tudo transcorra perfeitamente na casa.
As regras não precisam ser rígidas, mas podem ser negociadas com harmonia e civilidade. Entretanto, elas devem existir, com datas delimitadas para que tudo fique sempre limpo dentro da residência.
Com boa vontade e cooperação de todos, é possível manter tudo arrumado e limpo sem exigir demais de cada um. Uma outra alternativa seria contratar uma faxineira, já que muitas vezes não há muito tempo para a limpeza. Desde que todos concordem, é uma boa opção.
5. Valorize a privacidade
A privacidade de cada um é algo importante que deve ser respeitado, mesmo que todos morem no mesmo apartamento. Por isso, evite incomodar as outras pessoas da casa, em especial em momentos de descanso.
Cuidado também com o excesso de visitas, pois elas podem sim atrapalhar os outros moradores. Faça com que elas sejam esporádicas, com frequência moderada. Afinal, o espaço não é só seu e todos têm os mesmos direitos. Com visitas frequentes, os espaços compartilhados, como banheiro e cozinha, podem ficar comprometidos.
Se você é uma pessoa reservada, vale investir no seu quarto para não atrapalhar os outros. O ideal é que cada um tenha o seu próprio espaço para garantir a privacidade. Por isso, é sempre muito interessante alugar um apartamento com um quarto para cada morador.
6. Cuidado com festas e reuniões
Quem divide um apartamento com outras pessoas deve tomar alguns cuidados quando o assunto é uma festa ou reunião. Na verdade, a decisão deve ser tomada em conjunto, visto que todo o espaço do imóvel será usado e todos precisam concordar com isso. Até a limpeza deverá ser combinada, pois geralmente uma faxina é feita no dia seguinte.
Outro ponto a ser pensado é em relação ao condomínio, pois suas regras devem ser bem observadas. Há locais em que não é permitido barulho após uma certa hora. Por isso, se sua festa terá música, violão, entre outros detalhes que envolvem som alto, veja bem se o condomínio faz restrições.
7. Separe os bens
Ao montarmos um apartamento com outra pessoa, o ideal é que cada um compre um item. Afinal, montar e decorar é necessário investimento, são eletrodomésticos, móveis, itens de decoração etc. Assim, quando acabar a sociedade na divisão do apartamento, cada um saberá o que é seu e não haverá problemas maiores.
Como você pôde conferir neste post, dividir apartamento requer muito jogo de cintura. Afinal, você vai conviver com outra pessoa em alguns momentos do dia. Por isso, impor regras é a melhor coisa nesses casos. Contudo, os ganhos com essa opção são muitos, você economizará com contas, aluguel e o melhor, não ficará sobrecarregado com tarefas domésticas. É ou não uma boa ideia?

O que você achou deste post sobre dividir apartamento? Gostou? Aproveite então e siga-nos no Intagram e curta nossa pagina no facebook. 



                                                                 www.sbochenek.com.br



                                                                                                                                      S.Bochenek Gestão Imobiliária.

Outros posts

  1. Anúncio da S.Bochenek Gestão Imobiliária

    Anúncio da S.Bochenek Gestão Imobiliária

       Anúncio - Revista VIVA S/A, Mês de junho de 2018.           S.BOCHENEK Gestão Imobiliáriahttps://issuu.com/vivasa/docs/205

  2. Algumas mudanças na rotina de vendas ajudam a conquistar o consumidor atual

    Algumas mudanças na rotina de vendas ajudam a conquistar o consumidor atual

    Algumas mudanças na rotina de vendas ajudam a conquistar o consumidor atual No mercado imobiliário, trabalhar com as aspirações e os sonhos do seu cliente pode trazer vantagens. Conquistá-lo em...

  3. Somos Uma Empresa Especializada.

    Somos Uma Empresa Especializada.

    Somos uma empresa especializada para atender as necessidades dos clientes, para locações de imóveis, sejam comerciais, residenciais ou corporativos.   Locatários e proprietários A S.Bochenek...

S. Bochenek Gestão Imobiliária

Whatsapp
11 97040-4489
Telefone
11 3376-2887
Mobile
11 99218-4644

S. Bochenek Gestão Imobiliária

Whatsapp
11 97040-4489
Mobile
11 99218-4644
|