Aluguel sem fiador ?
Voltar para o blog

Aluguel sem fiador ?

Como Alugar um imóvel sem fiador?

É comum, ao pensar em alugar um imóvel, surgir aquela velha pergunta: quem será o fiador dessa operação? Afinal, não é fácil encontrar alguém que se disponha a garantir o pagamento de dívidas no nome do inquilino nos casos de inadimplência. Mas o mercado imobiliário vem apresentando alternativas bem interessantes para o aluguel sem fiador.

Caução e seguro-fiança costumam ser as mais conhecidas, mas o uso do cartão de crédito para essa garantia vem se apresentando como a opção mais segura e facilitada, oferecendo vantagens para todas as partes.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que é o fiador e por que, atualmente, essa é uma alternativa praticamente inviável para as pessoas que desejam alugar um imóvel. Também vamos apresentar caminhos que o mercado imobiliário encontrou para essa situação e motivos pelos quais o cartão de crédito pode ser a melhor opção para o aluguel sem fiador. Confira!

O que é o fiador e o que é preciso para ter um?
Geralmente, o fiador é aquele familiar ou amigo que está disposto a ajudar você a locar um imóvel. Além de ser uma situação muitas vezes constrangedora para quem pede, o fiador deve preencher alguns requisitos, além de ter disponibilidade para questões burocráticas. Veja a lista de requisitos que seu fiador precisa preencher:
  • ser uma pessoa próxima, que esteja disposta a assumir os riscos;
  • ter renda mensal três vezes superior ao valor do aluguel pretendido;
  • não ter o nome registrado em sistemas de proteção do crédito, como Serasa ou SPC;
  • não ter um inquilino;
  • não ser fiador de outro imóvel;
  • possuir um imóvel próprio como garantia, normalmente quitado;
  • em caso de inadimplência, assumir o pagamento da dívida;
  • ter disponibilidade para ações burocráticas.
Não é fácil encontrar alguém com esse perfil que aceite ser fiador, não é mesmo?
Afinal, como conseguir um aluguel sem fiador?
Existem algumas opções de garantia locatícia oferecidas pelas imobiliárias para as pessoas que não conseguem encontrar um fiador com todos os requisitos listados acima. Vamos conhecer as principais:
  • caução: você faz um depósito do valor (em geral, o equivalente a três mensalidades de aluguel) em uma conta poupança como garantia de pagamento em caso de inadimplência;
  • seguro-fiança: com custo parecido com o do caução, precisa ser renovado anualmente e pode ser parcelado;
  • cessão fiduciária: modalidade pouco usada, consiste no uso de cotas de fundos de investimentos como garantia contra a inadimplência;
  • título de capitalização: oferecido por uma seguradora, cumpre o papel semelhante ao do caução, mas pode custar até 15 vezes o valor do aluguel;
  • cartão de crédito: usa o limite do cartão de crédito do inquilino como garantia, funcionando como uma garantia no pagamento da locação.
Como usar o cartão de crédito no aluguel sem fiador?
A CredPago é uma ferramenta inovadora que aprova o cadastro do inquilino de forma rápida, sem burocracia e sem necessidade de fiador. A fiança locatícia é o primeiro produto da CredPago e pode ser utilizada para locação de imóveis nas modalidades residencial, comercial e universitária. Veja, abaixo, as vantagens do uso do sistema CredPago, comparadas a um fiador tradicional na locação de um imóvel:
  • aprovação do cadastro instantânea;
  • sem necessidade de comprovação de renda;
  • sem a burocracia que normalmente envolve os processos de aprovação de cadastro;
  • utilização do cartão de crédito;
  • garantia de pagamento da locação;
  • taxa de 8% do valor anual do aluguel.

Em caso de inadimplência, o pagamento com o uso da CredPago é mais ágil, comparado ao do seguro-fiança, e com garantia de 12 vezes o valor do aluguel.

Como é feito o aluguel com a CredPago?

Quando a imobiliária opta por oferecer o aluguel sem fiador usando a CredPago, certamente seus processos de locação ocorrem mais rapidamente. Como a burocracia é muito menor, as chances de fechar mais negócios aumentam, assim como a lucratividade.

Com a ferramenta, o inquilino precisa apenas apresentar seus documentos pessoais e a última fatura do cartão de crédito. O limite do cartão deve ser quatro vezes maior do que o valor dessa fatura. É possível, ainda, reunir a renda, ou seja, a soma de cartões de até quatro pessoas em um mesmo contrato de cartão.

A análise da documentação, da fatura e dos limites dos cartões é feita instantaneamente. Caso aprovada, a imobiliária, o corretor ou o proprietário contrata o serviço por meio de um cadastro no site. Todo o processo é feito na internet, de forma rápida e segura.

Viu como ficou mais fácil conseguir aluguel sem fiador? Dessa forma, os inquilinos deixam para trás os transtornos de encontrar alguém que atenda ao perfil exigido para fiança e os proprietários têm a garantia de retorno em caso de inadimplência.

Ficou interessado nessa solução? Entre em contato (11) 3376-2887 ou (11) 97040-4489 acesse www.sbochenek.com.br 
e entre em cotato com a nossa equipe e tire todas as dúvidas!

Outros posts

  1. Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Você sabe como organizar rapidamente a sua mudança para uma nova casa ou apartamento? Confira nossas

    Preparar a mudança de uma casa para outra exige organização, mas isso não precisa se tornar algo burocrático. Se você souber por onde começar e como montar, toda essa história se tornará mais rápida e...

  2. Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Você sabe calcular o reajuste de aluguel e como ele pode ser aplicado?

    Confira neste artigo como é feito esse cálculo além de outros pontos importantes sobre contratos de aluguel. O que fazer para casos de aumento acima do índice? Caso o proprietário queira rea...

  3. Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Venda de imóvel em inventário ? Saiba como fazer

    Primeiramente vamos entender o processo:Trata-se de um procedimento que vai identificar e partilhar todos os bens deixados por uma pessoa que faleceu. Isso ocorre visando organizar o patrimônio da fam...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.